De acordo com as informações obtidas durante o encontro, os órgãos estaduais pretendem agregar alguns dos projetos e ações que realizam ao Gestão Presente, programa de ações de cidadania itinerante realizado pela Prefeitura de Traipu. O prefeito Lucas Santos expressou satisfação com a parceria, afirmando que a presença do TJ/AL e do Iteral vai enriquecer ainda mais o Gestão Presente, trazendo projetos e ações importantes para a população do município, incluindo para as comunidades indígenas e quilombolas.
A expectativa é que os serviços itinerantes desses dois órgãos estaduais contribuam para ampliar o acesso da população de Traipu a serviços, cidadania, atenção e cuidado. Entre os projetos que serão incorporados ao Gestão Presente estão a Justiça Itinerante, a Caravana em Defesa da Liberdade Religiosa e o Expresso da Cidadania em Comunidades Indígenas e Quilombolas.
Além do prefeito e dos representantes do TJ/AL e do Iteral, a reunião contou com a presença do juiz da Vara de Único Ofício de Traipu, Evaldo da Cunha Machado, além de secretários e técnicos municipais. A presença de diversas esferas de governo e da sociedade civil indica o comprometimento com a parceria e a disposição de colaborar para que os projetos e ações itinerantes atinjam o maior número possível de moradores de Traipu.
Dessa forma, a parceria entre a Prefeitura de Traipu, o TJ/AL e o Iteral promete trazer benefícios significativos para a população local, aumentando o alcance e a qualidade das ações itinerantes realizadas no município. O compromisso das instituições públicas em colaborar para o desenvolvimento e bem-estar da população é um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.