O início das aulas está marcado para o dia 05 de fevereiro, e as equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura já estão planejando ações de busca ativa. Isso inclui a realização de visitas à feira livre da cidade, com o objetivo de alcançar o maior número possível de matrículas até a jornada pedagógica, que acontecerá no dia 29 de janeiro, três dias antes do encerramento da campanha.
Com um total de 25 unidades, a rede municipal de ensino de Pilar oferece vagas que abrangem desde a creche até a pré-escola, além do ensino fundamental e EJA. O Município também conta com nove creches que funcionam em tempo integral e oferecem cinco refeições diárias. Além disso, o Complexo Esportivo Profº Edson Maia oferece 19 modalidades esportivas e atende 2,5 mil estudantes da cidade, sendo o primeiro espaço municipal bilíngue do Norte e Nordeste do país.
Os alunos matriculados receberão material escolar e fardamento completos, e poderão desfrutar da qualidade da merenda escolar, que fortalece o combate à insegurança alimentar e nutricional. A rede municipal também oferece seis laboratórios de robótica, que visam aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, além de profissionais capacitados para o desenvolvimento da educação socioemocional e toda a estrutura necessária para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O prefeito de Pilar, Renato Filho, destacou a importância da educação para o desenvolvimento do município, afirmando que a meta da administração é garantir que todos tenham acesso à educação. Ele ressaltou o investimento em novas escolas, tecnologia e valorização dos servidores como forma de recuperar a credibilidade da rede municipal e proporcionar um futuro de oportunidades para todos os estudantes.