A gestão do Prefeito Ronaldo Lopes na cidade de Penedo tem se destacado pelo trabalho de excelência no combate ao mosquito transmissor da dengue. As ações de prevenção são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e contam com o apoio de outros setores da Prefeitura local.
Enquanto o Brasil enfrenta um surto da doença em 2024, Penedo se destaca por não registrar um aumento significativo de casos. Isso se deve, em grande parte, à realização periódica de mutirões de limpeza e informações sobre prevenção, realizados pelos Agentes de Combate às Endemias da SEMS.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até meados de junho deste ano, foram registradas 56 notificações de dengue, sendo apenas 6 casos confirmados. Já em relação à Chikungunya, houve 7 notificações e 4 casos confirmados, enquanto o Zika teve apenas 1 notificação, com confirmação.
A incidência da dengue ocorre ao longo do ano, mas se intensifica nos períodos quentes e chuvosos, aumentando o risco de epidemias. A melhor forma de prevenção ainda é manter a limpeza dos locais e evitar acúmulo de água parada, onde o mosquito se reproduz.
A Diretora de Vigilância Epidemiológica, Isabelle Souza, ressaltou a importância do controle dos focos de transmissão e do cuidado com os doentes pela doença. Ela destacou o trabalho dos agentes de endemias, que tratam os imóveis com larvicidas e orientam os moradores sobre o combate aos focos de reprodução do mosquito.
A população de Penedo foi alertada pela Secretaria de Saúde a manter a vigilância durante este período propício para a proliferação do Aedes Aegypti. Os agentes de endemias continuarão realizando mutirões e visitas domiciliares para eliminar criadouros do mosquito, mas a participação ativa dos moradores é fundamental, mantendo os quintais limpos e livres de água parada.
A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, destacou que Penedo não se enquadra nos critérios para receber a vacina contra a dengue, devido ao baixo índice da doença na região. Ela ressaltou a importância da população em manter a cidade livre de infestação, colaborando com as ações de prevenção.
Com resultados positivos na gestão Crescendo com Seu Povo, Penedo não foi incluída na lista de municípios prioritários para receber a vacina contra a dengue enviada pelo governo federal. Em caso de sintomas da doença, como febre, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, a população deve procurar um posto de saúde ou a UPA 24 horas mais próxima.