O evento contou com a participação de responsáveis, pais, mães de crianças autistas, defensores da causa e outros membros da comunidade. Uma caminhada simbólica foi realizada, partindo da Praça da Bíblia e seguindo até a quadra poliesportiva da Escola de Educação Básica Claudio Daniel Gama Amorim. Durante o percurso, os participantes carregavam cartazes e faixas com mensagens de apoio e conscientização.
O secretário de Saúde, Maykon Beltrão, enfatizou a importância do trabalho realizado pela Coordenação do Autismo da SMS em Coruripe e destacou o empenho em ampliar os serviços e estrutura para atender cada vez mais pessoas. Diversas atividades estão programadas para o mês de abril, incluindo encontros com familiares, capacitação para profissionais da saúde e órgãos públicos, visando discutir e informar sobre o autismo.
A terapeuta ocupacional Bianca Verçosa, coordenadora do Cantinho do Autismo, ressaltou a importância da conscientização para promover a aceitação e o acolhimento das pessoas autistas. A participante Magda Freire, avó de João Lucas, elogiou a gestão municipal pelo investimento e cuidado dedicado às crianças autistas e suas famílias, destacando que o trabalho realizado é fundamental para desmistificar preconceitos e proporcionar um ambiente de aprendizado e desenvolvimento para as crianças.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, criado pela ONU em 2007, visa promover o conhecimento sobre o espectro autista e destacar as necessidades e direitos das pessoas com autismo. A data tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre as características do autismo e a importância de promover a inclusão e o respeito às pessoas com TEA.