O PDST tem como objetivo promover a inclusão social e beneficiar cerca de 950 famílias residentes nos quatro conjuntos habitacionais. De acordo com Amanda Alves, técnica da Prefeitura de Coruripe, o projeto é resultado de muito esforço e busca executar os benefícios propostos pelos moradores. Além disso, ela ressalta que haverá cursos, capacitações, palestras e mutirões de Saúde e Assistência Social, visando o desenvolvimento da comunidade e a inclusão social. O projeto conta ainda com a participação de várias secretarias municipais.
Dentre as ações do PDST, estão previstas atividades voltadas para a integração territorial, inclusão social e desenvolvimento econômico das famílias, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos beneficiários. No total, serão beneficiadas 500 famílias dos conjuntos Manoel Lessa e Luiz Simões II e III, além de 456 famílias do Conjunto Nelson Costa.
Dentre as principais atividades do plano, destacam-se a capacitação em associativismo e organização comunitária para líderes comunitários, cursos nas áreas de cuidador de idosos, assistente administrativo, cuidador infantil, atendente de farmácia, curso de panificação e recepcionista. Haverá também oficinas de educação financeira, coleta seletiva e combate à violência contra mulheres, idosos e crianças.
Emanuela Calado, do Instituto João de Barro, informou que a equipe estará presente em Coruripe pelos próximos 10 meses, atuando em ações de conscientização ambiental, associação comunitária, além de oferecer cursos para os moradores. Ao todo, serão oito cursos disponíveis a partir de dezembro. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social também participarão do projeto, demonstrando a união de esforços em prol das mais de 950 famílias beneficiadas.
O prefeito Marcelo Beltrão e toda a administração municipal foram elogiados por Emanuela Calado pela inclusão de Coruripe nesse importante projeto de inclusão social. O PDST representa um avanço significativo para a cidade e promete trazer benefícios e oportunidades para os moradores dos conjuntos habitacionais contemplados.