Akeline dos Santos, que é filha de uma das pioneiras na arte de tecer com o talo do coqueiro de Porto de Pedras, Maria da Palha, representa com orgulho o município neste importante evento. Ela foi selecionada através de um edital do programa “Alagoas Feita à Mão”, coordenado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), e contou com o apoio do prefeito Henrique Vilela, que reconhece a importância do artesanato como um dos vetores do turismo da cidade.
Durante a feira, Akeline apresenta peças exclusivas produzidas com palha de palmeiras Ouricuri e Dendê, utilizando técnicas tradicionais aprendidas com sua mãe. Ela destaca a importância do artesanato em sua vida e na vida de sua família, afirmando que “esse material é como um diamante bruto, que precisa ser lapidado para virar arte”.
O evento recebe apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e é realizado em uma data estratégica, próxima ao Dia das Mães, que é responsável pelo maior volume de vendas no comércio. Além de ser um espaço de exposição e comercialização, o Salão do Artesanato promove rodadas de negócios com lojistas nacionais e internacionais, buscando ampliar o mercado para o artesanato brasileiro e estimular a capacidade empreendedora dos artesãos.
O secretário de Relações Federativas, Hugo Leahy, destaca a importância da promoção do artesanato alagoano como um atrativo para investimentos, ressaltando a autenticidade e talento únicos da região. O Programa do Artesanato Brasileiro, criado em 1991, tem como objetivo valorizar o artesão brasileiro e promover o desenvolvimento e a valorização do artesanato e da empresa artesanal em todo o país.