Organizado pelo UNICEF em parceria com a Asserte, o ciclo faz parte do Resultado Sistêmico 1 (RS1) do novo ciclo do Selo UNICEF. Com a intenção de orientar os municípios sobre as entregas obrigatórias, marcos legais, prazos e documentos necessários, o encontro também buscou fomentar o diálogo intersetorial. Isso visa aprimorar a gestão em saúde pública nas diferentes regiões.
Representando a AMA, André Almeida enfatizou a importância da colaboração municipal para promover avanços concretos na proteção de crianças e adolescentes. Ele destacou que ações como essa são fundamentais para garantir qualidade de vida. “Na edição anterior, 58 municípios foram certificados e, nesta, já ultrapassamos a marca de 90 participações. Nosso objetivo é unir esforços e expandir os direitos e a qualidade de vida dos pequenos alagoanos,” afirmou.
Imaculada Prieto, representante do UNICEF para Alagoas, Pernambuco e Paraíba, também elogiou o empenho dos municípios e ressaltou a AMA como parceira estratégica nesse processo. Prieto falou sobre a importância de manter o compromisso com a proteção dos direitos infantis, ressaltando que as iniciativas contínuas trazem resultados ao longo do tempo.
O encontro contou ainda com painéis educativos sobre vacinação, uso de ferramentas digitais, promoção de ambientes escolares saudáveis e estratégias de advocacy. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de discutir desafios enfrentados e compartilhar experiências. O 2º Ciclo de Formação reafirma o compromisso dos municípios alagoanos em promover uma gestão eficaz e proteger os direitos das crianças e adolescentes, sempre alinhados às diretrizes do UNICEF e com o suporte da AMA.









