O objetivo principal dessas obras é conter enchentes e prevenir alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem o município. Além disso, as barragens também serão utilizadas para a prática da agricultura e pecuária na região.
Durante o encontro, a prefeita Christiane Bulhões, juntamente com o prefeito eleito Eduardo Bulhões, revisaram todos os contratos da Prefeitura e tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre os programas da Caixa. Estavam presentes também o superintendente de rede da Caixa, Marcelo Alves, o superintendente executivo de governo, Ary José, o gerente de filial da Caixa Gigov, Claudenir Rios, o engenheiro Alberto Nunes, a secretária de Governo Renilde Bulhões, os gerentes municipais de convênios Rodrigo Moreira e Alexandre Scala, e o ex-secretário de Infraestrutura, Marcelo Melo.
De acordo com a prefeita, o projeto das barragens é considerado grandioso e fundamental para a prevenção de desastres naturais na região. A construção dessas estruturas de contenção possibilitará a redução da velocidade das águas do Riacho Camoxinga, garantindo mais segurança para a população local. Com a assinatura do convênio, a expectativa é que as obras tenham início em breve, trazendo benefícios significativos para a comunidade de Santana do Ipanema.