Os criadores que desejarem atualizar suas informações pessoalmente poderão fazê-lo até o dia 28 de novembro nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) e nos Escritórios de Atendimento ao Comunidade (EACs). Já os que possuem acesso ao sistema Sigeal têm até o dia 30 de novembro para realizar a atualização de forma virtual.
Para os produtores que ainda não estão cadastrados no Sigeal, a Adeal disponibiliza um atendimento remoto pelo número (82) 9 8884-6030, onde podem solicitar a senha de acesso ao sistema. É importante que, no momento da declaração, os produtores levem documentos como RG, CPF, comprovante de residência, georreferenciamento atualizado da propriedade, além de um telefone e e-mail.
A não atualização pode acarretar sanções administrativas, como a proibição de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), ressaltando a importância desse procedimento, que é gratuito. Dados da última campanha, realizada em maio, mostram que Alagoas obteve um índice de atualização de aproximadamente 70%, destacando-se na região Nordeste do Brasil. Portanto, é fundamental que os produtores atendam a esse chamado para garantir não apenas a regularidade de suas atividades, mas também contribuir com a saúde agropecuária do estado.
