O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que, apesar do término da pandemia, o vírus da Covid-19 permanece em circulação, com potencial de agravamento e óbito. Pontes reforçou que a vacinação é a maneira mais eficaz de combater o vírus, e ressaltou que as vacinas são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos postos de saúde dos municípios.
Alagoas registrou mais de 7 mil óbitos devido à Covid-19, e a Sesau realiza monitoramento diário dos dados da doença desde março de 2020. Os registros incluem número de casos notificados, confirmados, descartados, recuperados e óbitos, além de dados sobre a distribuição de casos e óbitos por município e informações sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo dados do Painel Coronavírus do Ministério da Saúde, Alagoas figura como o terceiro estado do Brasil com a menor incidência de óbitos a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas da Bahia e do Maranhão. Em relação à incidência por 100 mil habitantes, Alagoas também se destaca, ocupando o segundo lugar com os melhores índices, ficando atrás apenas do Maranhão.
Como parte do monitoramento contínuo da situação da Covid-19, o Grupo Técnico-Científico da Sesau (GTC) realiza reuniões regulares para avaliar a situação epidemiológica atual. O grupo é composto por técnicos, médicos e outros profissionais da saúde que se reúnem para analisar os quadros de doenças infectocontagiosas, além de outros temas pertinentes à saúde pública.
É importante ressaltar a importância da vacinação e do monitoramento contínuo da situação da Covid-19, mesmo com o fim da pandemia, para garantir a proteção da população contra o vírus.