Os prefeitos e gestores educacionais foram homenageados pelo comprometimento em melhorar a qualidade da educação em seus territórios. Djalma Barros, presidente da Undime Alagoas, destacou o esforço conjunto que levou às conquistas e ressaltou que Alagoas aderiu integralmente aos programas do Ministério da Educação, em uma forte articulação com a Undime, Unicef e o governo estadual.
Hugo Wanderley, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), enfatizou o impacto transformador da educação pública e celebrou a entrega do prêmio como um marco para o estado. Além disso, destacou o papel da AMA como parceira estratégica da Undime na capacitação de dirigentes municipais e na promoção de políticas públicas eficazes.
Ao longo do evento, foram realizadas palestras e capacitações focadas em gestão, inovação e transparência na administração escolar, proporcionando a troca de experiências entre os participantes. O enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, a utilização de tecnologias educacionais para melhorar o Ideb e a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foram temas centrais abordados durante o evento.
Os municípios premiados pelos melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental foram Santana do Mundau, Coruripe, União dos Palmares, Ibateguara, Teotônio Vilela, Jequiá da Praia, Junqueiro, Branquinha, São José da Laje, Porto Real do Colégio, Campo Alegre e Feliz Deserto. A iniciativa reconhece o esforço de gestores e educadores em garantir uma educação de qualidade para as crianças e jovens alagoanos, reforçando a importância do investimento na área educacional para o desenvolvimento do estado.