MUNICIPIOS – Oficinas sobre editais de Cultura Viva acontecem em três cidades alagoanas com apoio do Governo do Estado



Com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o Ministério da Cultura (MinC) está realizando oficinas em três cidades alagoanas para abordar os editais de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti e o Edital Cultura Viva – Fomento de Pontões de Cultura 2023. Esses editais ainda estão com inscrições abertas até o dia 2 de outubro. As cidades escolhidas para sediar esses encontros são Maceió, Arapiraca e Penedo, e as oficinas acontecerão nos dias 27 e 28 de setembro.

O objetivo dessas atividades é esclarecer dúvidas acerca dos editais, que contemplam um investimento total de mais de R$ 61 milhões em todo o país. Esses editais visam celebrar a diversidade cultural brasileira e ressaltar a importância da política de base comunitária. Além disso, eles também valorizam a participação de grupos que se enquadrem em determinadas categorias, como mulheres, pessoas com deficiência, negros, indígenas e membros da comunidade LGBTQIA+.

O Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti oferece quatro prêmios, distribuídos em quatro categorias distintas: culturas indígenas, culturas populares e tradicionais, diversidade cultural e pontos de cultura. Cada prêmio tem o valor de R$ 30 mil e é destinado a pessoas, grupos, coletivos e entidades culturais sem fins lucrativos.

Já o Edital Cultura Viva 2023 – Fomento a Pontões de Cultura tem como objetivo estimular e fortalecer o compromisso cultural ao longo de um ano, abrangendo 46 pontões culturais em todo o território nacional. Esses pontões representam regiões geográficas específicas e colaboram com a expansão dessa rede em parceria com os estados e municípios.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca a importância das oficinas como um recurso essencial para informar os agentes culturais sobre os procedimentos dos editais. Segundo ela, essas oficinas buscam garantir igualdade de acesso e compreensão das oportunidades oferecidas. Além disso, o objetivo é criar um ambiente inclusivo e aberto, onde a diversidade cultural seja celebrada e os fomentadores de cultura se sintam capacitados a contribuir para a preservação e o enriquecimento da cultura brasileira.

O projeto Circula Cultura Viva faz parte das ações da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC e tem como objetivo mobilizar e articular a gestão compartilhada da Política Nacional de Cultura Viva. Essa iniciativa visa divulgar as ações da SCDC/MinC, trocar experiências culturais, estimular e reconhecer ações culturais desenvolvidas tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Para obter mais informações sobre o Edital Sérgio Mamberti, é possível acessar o link disponibilizado. O mesmo vale para o Edital Cultura Viva – Fomento à Pontões. As oficinas acontecerão em Arapiraca no dia 27 de setembro, no Teatro Hermeto Pascoal, em Penedo também no dia 27, no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e em Maceió no dia 28 de setembro, no Auditório do MGI.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo