MUNICIPIOS – O prefeito Marcelo Beltrão representou a AMA em evento de lançamento da Chamada Pública da Agricultura Familiar.



O Governo de Alagoas deu mais um passo importante para fortalecer a agricultura familiar e ampliar a assistência ao homem do campo. Na última quinta-feira (16), no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, foram assinados os primeiros contratos da Chamada Pública da Agricultura Familiar, que também visa aprimorar a qualidade da merenda servida aos estudantes das escolas estaduais. O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, compareceu ao evento representando a AMA.

A cerimônia contou com a presença de gerentes especiais de educação, além dos representantes das cooperativas e associações habilitadas na Chamada Pública. Através do programa “Do campo para a sala de aula”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende promover a inclusão produtiva, fomentando o cooperativismo e estimulando a economia dos municípios alagoanos.

Raquel Vasconcelos, superintendente de Alimentação Escolar da Seduc, ressalta a importância desse programa. Segundo ela, cerca de 170 mil alunos da rede estadual serão impactados, ampliando o acesso à alimentação de qualidade. O objetivo é conscientizar todos sobre a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Vasconcelos explica que, de acordo com a Resolução nº 06, de 08 de maio de 2020, pelo menos 30% dos recursos repassados pelo governo federal, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser utilizados para adquirir alimentos provenientes da agricultura familiar.

Essa foi a segunda chamada pública do Governo de Alagoas, que abrangeu todo o estado e contou com um investimento de mais de cinco milhões de reais. Esse valor será distribuído entre 22 grupos formais habilitados, compostos por associações e cooperativas. No total, são 98 lotes, um para cada município. Essa é a maior compra pública destinada à alimentação escolar na história de Alagoas, conforme destacou Raquel Vasconcelos.

Esse avanço representa um grande incentivo para a agricultura familiar e proporciona melhorias significativas na qualidade da merenda servida aos estudantes, valorizando também os produtos locais. Essa iniciativa promove o desenvolvimento econômico e social dos municípios alagoanos, ao mesmo tempo em que contribui para a promoção de uma alimentação saudável e de qualidade para os alunos da rede estadual de ensino.

*Imagens e informações fornecidas pela Seduc.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo