MUNICIPIOS – Número recorde de 24 prefeitas eleitas em Alagoas nas eleições municipais de 2024, com destaque para o MDB na escolha das representantes.



Uma inegável mudança na representatividade política aconteceu nas eleições municipais de 2024 em Alagoas, realizadas no último domingo (06). De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado elegeu um total de 24 prefeitas, marcando um aumento significativo em comparação com o pleito de 2020, quando 22 mulheres foram eleitas para liderar as prefeituras alagoanas.

A presença feminina na gestão pública alagoana tem se fortalecido ao longo dos anos, e o resultado das eleições de 2024 reforçou essa tendência. Diversas regiões do estado foram representadas por prefeitas eleitas, destacando-se o MDB como o partido que mais elegeu mulheres, com um total de 16 prefeitas entre as 24 escolhidas. Em segundo lugar, o PP garantiu 6 prefeitas eleitas, seguido pelo Republicanos, com uma prefeita eleita.

Entre as prefeitas eleitas, destacam-se nomes como Leonor Monteiro (MDB) de Monteirópolis, Suzy Higino (PP) de Olho D’Água Grande, Mayara de Carro Véio (MDB) de Jacuípe e Vanessa (MDB) de São José da Laje, entre outras. Diversos municípios alagoanos demostraram confiança no trabalho e na liderança das candidatas femininas, fortalecendo o cenário político local.

Além disso, nove prefeitas foram reeleitas em Alagoas, como Cecília Lima Herrmann (Atalaia – MDB), Lívia Carla (Barra de Santo Antônio – Republicanos), Lucila Toledo (Cajueiro – MDB), Ziane Costa (Delmiro Gouveia – MDB), Silvana Maria Cavalcante (Flexeiras – PP), Marcela Barros (Novo Lino – MDB), Suzy Higino (Olho D’Água Grande – PP), Denyse Siqueira (Ouro Branco – PP) e Eronita Sposito (Porto Calvo – MDB).

A diversidade de representação política nas prefeituras alagoanas demonstra um avanço significativo rumo à igualdade de gênero e ao fortalecimento da participação das mulheres na esfera pública. Os próximos anos prometem ser de transformações e avanços, impulsionados pela liderança e competência das novas prefeitas eleitas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo