MUNICIPIOS – Nhoque de carne suína garante bicampeonato para Junqueiro no 6º Concurso de Merendeiras de Alagoas. Inovação e sabor se destacam na competição.



Na disputa acirrada do 6º Concurso de Merendeiras do estado de Alagoas, o município de Junqueiro se destacou mais uma vez ao conquistar o bicampeonato com um prato criativo e nutritivo: nhoque de carne suína. Realizado no último sábado (9), no Senac Maceió, o evento reuniu oito finalistas de diferentes regiões do estado, cada uma apresentando uma preparação que celebrou a culinária alagoana e valorizou a agricultura familiar.

O grande destaque da competição foi o prato vencedor, um nhoque elaborado pela merendeira Maria de Fátima, que utilizou ingredientes como tomate, beterraba, macaxeira, couve e carne suína. A combinação de cores, aromas e sabores conquistou os jurados e garantiu o título para Junqueiro pelo segundo ano consecutivo.

Emoção e gratidão marcaram as palavras de Maria de Fátima, que expressou sua felicidade por poder apresentar algo novo e inovador, principalmente por utilizar a carne suína, uma fonte de nutrientes muito valorizada. A merendeira Maria Vagna, de São José da Tapera, conquistou o segundo lugar com um xérem de costela suína e couve, enquanto o terceiro lugar ficou com Andrea Maria, de Girau do Ponciano, que preparou uma moqueca de peixe com farofa de amendoim.

O Concurso de Merendeiras é uma iniciativa importante promovida pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Embrapa e o Senac, com o objetivo de valorizar e premiar as receitas desenvolvidas por profissionais que atuam nas escolas públicas do estado. Neste ano, 21 municípios participaram da competição, ressaltando a importância da agricultura familiar e da alimentação saudável nas escolas.

Além dos premiados, os outros finalistas também apresentaram pratos criativos e deliciosos, ressaltando os sabores e ingredientes típicos de suas regiões. Toda a competição foi avaliada por um júri especializado, que levou em consideração critérios como sabor, textura, criatividade e apresentação.

Enfim, o Concurso de Merendeiras é mais do que uma simples competição culinária, é uma forma de valorizar a cultura local, promover a alimentação saudável e incentivar a economia da região através da compra de alimentos da agricultura familiar. A cada edição, as merendeiras mostram todo o seu talento e dedicação em proporcionar refeições saborosas e nutritivas para as crianças das escolas alagoanas. Parabéns a todas as participantes e viva a culinária alagoana!

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo