MUNICIPIOS – “Municípios alagoanos são condecorados com a medalha Irmã Dulce por trabalhos apresentados em evento de saúde”

Três municípios alagoanos foram condecorados com a “Condecoração Irmã Dulce” durante a Mostra Norte Nordeste Aqui Tem SUS, realizada no 9º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Salvador, Bahia. A comenda, entregue pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, simboliza a caridade e dedicação aos mais necessitados, e é representada pelo símbolo baiano da instituição filantrópica Hospital Santo Antônio.

Os municípios de Pilar, Belém e Marechal Deodoro foram os destaque com seus trabalhos em saúde. Pilar apresentou o projeto “Flor de Lótus – o SUS e o Olhar Ampliado no Cuidado à Mulher Vítima da Violência”. Já Belém trouxe a experiência das “Estratégias de Planejamento para Ampliar a Cobertura de Exames Citopatológicos no Município”. E, por fim, Marechal Deodoro se destacou com a “Estratégia para Captação de Faltosos às Vacinas contra a Covid-19”.

Além desses trabalhos, os projetos “A Comunicação em Saúde e Educação Permanente como Ferramentas para o Combate à Hesitação Vacinal”, de Olho D’Água das Flores, e “O Monitoramento Vacinal de Rotina como Ferramenta Essencial para o Alcance de Coberturas Vacinais”, de Feira Grande, também chamaram a atenção no evento e receberão a premiação posteriormente.

Rodrigo Buarque, presidente do Cosems-AL, ressaltou a importância do legado deixado por Irmã Dulce para a Bahia e para o país, destacando suas obras de caridade e dedicação aos mais necessitados. Irmã Dulce ficou conhecida como “o anjo bom” e exercia a arte de pedir, enviando cartas com pedidos para políticos e tendo até o telefone do presidente Figueiredo.

Os representantes dos municípios condecorados também falaram sobre os trabalhos premiados. Jenise Ferreira, secretária de Saúde de Belém, atribuiu a conquista ao trabalho em equipe e à resolutividade da Atenção Básica no município. Já Pedro André Moraes, gestor da Saúde em Pilar, destacou a ampla assistência oferecida pela Casa da Mulher Pilarense, que conta até com advogados para direcionar os casos. Sival Clemente, secretário de Saúde de Marechal Deodoro, relembrou a trajetória de vida de Irmã Dulce, ressaltando sua entrega incondicional e reforçando a importância da fé para cumprir a missão.

A premiação dos projetos durante a Mostra Norte Nordeste Aqui Tem SUS reforça o compromisso dos municípios alagoanos com a saúde e o bem-estar da população. Esses trabalhos se destacaram pela inovação e pelos resultados positivos que estão trazendo para suas comunidades. A Condecoração Irmã Dulce representa o reconhecimento desses esforços e o estímulo para que outros municípios também se empenhem em melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo