MUNICIPIOS – “Município de Pilar fortalece ações de combate à violência de gênero com destaque para Casa da Mulher, Patrulha Maria da Penha e canal de orientação via WhatsApp”



No encerramento da campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Pilar comemorou as ações realizadas durante o mês para combater a violência de gênero. O Município fortaleceu diversas iniciativas que se destacam nesse enfrentamento, como a Casa da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e o canal de orientação via WhatsApp.

O evento de encerramento aconteceu no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, onde também foi realizado a 3ª edição do Prêmio Margarida Peixoto. A premiação foi instituída para homenagear mulheres que lutam contra todas as formas de violência e reconhecer o papel da mulher na sociedade.

A deputada estadual Fátima Canuto, idealizadora da Casa da Mulher Pilarense, abriu a solenidade e ressaltou a importância desse espaço e da Patrulha Maria da Penha, que fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas e oferece acolhimento às vítimas de violência. A deputada também é autora de projetos de lei como a Lei do Sinal Vermelho, que permite às mulheres sinalizar um pedido de socorro, e o programa Órfãos do Feminicídio, que acolhe crianças e adolescentes que perderam suas mães para a violência.

A chefe de Gabinete da Prefeitura, Fátima Rezende, destacou a importância de conscientizar homens e mulheres sobre a Lei Maria da Penha, que completou 17 anos em 2023. Ela também mencionou o lançamento da Maria Flor, uma amiga virtual da Casa da Mulher que oferece escuta e orientação para mulheres em situação de violência.

O prefeito Renato Filho anunciou que o Município terá a Secretaria Especial da Mulher a partir de setembro, reforçando o compromisso da gestão em consolidar políticas públicas de combate à violência contra a mulher. Ele ressaltou a importância de propiciar independência financeira às mulheres em situação de violência, através de cursos profissionalizantes.

Durante a premiação, a escritora Eliane Coimbra parabenizou o prefeito Renato Filho e a deputada Fátima Canuto pela iniciativa. A delegada Maria Angelita Romeiro, homenageada da noite, agradeceu o apoio da gestão municipal ao trabalho realizado na Polícia Civil.

Além disso, foi premiadas as três melhores equipes do concurso “Versos de empoderamento contra a violência à mulher”, que envolveu professores e estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Amanda Matias, aluna da Escola Municipal Arthur Ramos, venceu o concurso com o poema “O que é agressão?”, destacando a amiga virtual Maria Flor como uma ferramenta importante para mulheres em situação de violência.

O encerramento da campanha Agosto Lilás em Pilar mostrou o compromisso da Prefeitura em combater a violência de gênero, por meio de ações como a Casa da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e o canal de orientação via WhatsApp. A criação da Secretaria Especial da Mulher em setembro reforça esse compromisso e busca fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo