A iniciativa da AMA busca elevar os índices educacionais em Alagoas, com base em um diagnóstico encomendado pela associação sobre a situação da educação básica na região. Os resultados deste diagnóstico irão orientar as ações para avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou Alagoas em 9º lugar no ranking nacional em 2023.
A procuradora-chefe do MPF em Alagoas, Roberta Bonfim, elogiou a proposta do Pacto da Educação e reiterou o compromisso do Ministério Público em apoiar iniciativas que promovam a educação de qualidade. Ela mencionou o projeto “Ministério Público pela Educação”, que avalia a infraestrutura e gestão escolar em diversos municípios brasileiros, visando melhorias baseadas nos programas federais de financiamento da educação.
A AMA tem trabalhado em parceria com diferentes órgãos para fortalecer a gestão educacional nos municípios alagoanos, buscando suporte técnico, capacitação e ações estratégicas para elevar os índices educacionais no estado. O próximo passo será a consolidação do diagnóstico realizado pela associação e o estabelecimento de metas para a efetiva implementação do Pacto da Educação.