MUNICIPIOS – Ministra da Cultura destaca importância de leis e investimentos para fortalecer agentes culturais durante a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos.

No primeiro dia da 13ª Edição da Feira dos Municípios Alagoanos, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, trouxe à tona a importância das políticas culturais implementadas pelo Governo Federal. Durante sua palestra, mediada pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, e pela secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, a ministra evidenciou como a legislação atual tem beneficiado os agentes culturais de diferentes regiões do Brasil.

Em sua fala, Margareth destacou a necessidade de investimento contínuo na economia criativa, ressaltando o papel essencial dos editais de cultura e dos cursos de formação para os profissionais do setor. Segundo ela, o cenário anterior era marcado por um desmonte cultural, que demandava um esforço renovado para fortalecer a produção cultural. “Precisamos urgentemente de iniciativas que amparem nossos artistas, pois a cultura é uma cadeia que inclui talentos de todo o país”, afirmou, enfatizando a importância de ações coletivas.

A ministra fez referência à Lei Paulo Gustavo e à Lei Aldir Blanc, destacando que essas legislações visam precisamente fortalecer a cultura nos Estados e Municípios. Ela ressaltou a importância de uma abordagem inclusiva, que considere artesãos e músicos, garantindo condições para que eles se inscrevam nos editais.

Margareth também abordou a descentralização da Lei Rouanet, que atualmente beneficia, de forma desproporcional, as regiões Sudeste. “É vital que a Lei Rouanet alcance o norte e o nordeste, ampliando seus benefícios para além dos grandes centros urbanos”, enfatizou.

Ao encerrar sua palestra, a ministra elogiou a AMA pelo seu papel em promover a cultura e as tradições de Alagoas. Para Beltrão, a abordagem da ministra foi bem recebida e leve, criando um espaço de diálogo que fortalece os municípios e suas possibilidades de contar com o suporte do Ministério da Cultura. A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos é uma realização conjunta que visa integrar cultura, economia e tradições de maneira assertiva, contribuindo para o enriquecimento cultural do país.

Sair da versão mobile