O Mapa reúne um conjunto de ações nas áreas de enoturismo, segurança turística, turismo acessível, diversidade e inclusão, além de outras iniciativas que enfatizam a sustentabilidade e a valorização das singularidades regionais. Os interessados em participar devem inscrever seus projetos e experiências que se destacam como exemplos de boas práticas no segmento.
A divulgação dos resultados das iniciativas selecionadas ocorrerá em 31 de outubro de 2025. A secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, ressaltou a importância desse Mapa como um convite à participação de gestores públicos, comunidades e empreendedores. Segundo Sampaio, o objetivo é mostrar como o turismo pode ser um motor de inclusão e desenvolvimento, respeitando o patrimônio natural e cultural do país.
Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do ministério, enfatizou que o sucesso da edição anterior comprovou que o Brasil possui experiências significativas e transformadoras a compartilhar. Assim, o ministério espera engajar todos os setores relacionados ao turismo para contribuir com a construção de um futuro mais sustentável e inovador, reforçando a necessidade de práticas responsáveis entre administradores públicos, turistas e comunidades locais.