MUNICIPIOS – MinC divulga resultado final do edital do Programa de Intercâmbio Cultural em parceria com a Funarte, com incentivos para agentes culturais brasileiros.

Nesta sexta-feira (17), o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), divulgou o resultado final do edital do Programa de Intercâmbio Cultural. Este programa visa não apenas impulsionar expressões artísticas como música, teatro, circo, dança e literatura, mas também incentivar iniciativas transversais que integram cultura com ciência, tecnologia, saúde e direitos humanos.

Em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o edital de Mobilidade Cultural tem o objetivo de promover a participação de agentes culturais e artísticos brasileiros em eventos, festivais, feiras de negócios e outras atividades culturais e artísticas no Brasil e no exterior. O apoio financeiro oferecido cobre despesas de deslocamento e permanência.

O edital de Mobilidade Cultural nº 01/2024 é resultado da união de dois mecanismos de fomento à cultura: o edital de Intercâmbio Cultural (Sefic/MinC) e o edital de Mobilidade Artística (Funarte). O programa oferece apoio financeiro para participação individual e em grupo, com valores que variam conforme a natureza da viagem realizada.

Para garantir a inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência, o edital adota ações afirmativas, reservando cotas específicas para cada grupo. Os interessados em participar do Programa de Intercâmbio Cultural devem se inscrever na plataforma Mapas da Cultura, anexando documentos relevantes para a inscrição.

O edital estabelece datas específicas de inscrição de acordo com a previsão da viagem, visando garantir o cumprimento de prazos. Além disso, a distribuição dos recursos considera todo o território nacional, assegurando que todas as regiões do Brasil sejam igualmente contempladas. Trata-se de uma oportunidade única para impulsionar a cultura e arte brasileira em âmbito nacional e internacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo