O prato vencedor foi um delicioso cuscuz com galinha de capoeira guisada, acompanhado por Major Gomes (popularmente conhecido como bredo), cozido no coco. Além disso, a inclusão de plantas com alto valor nutritivo facilmente encontradas na região foi um diferencial importante para a conquista da competição.
A receita vencedora, preparada por Mônica Lisboa Santos (merendeira) e Dilza Luz da Silva (auxiliar de cozinha), com orientação do setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), representará Penedo na disputa final que acontecerá no dia 09 de novembro, em Maceió.
A nutricionista Carla Sampaio, da SEMED Penedo, destacou a importância de transformar ingredientes da agricultura familiar em receitas inovadoras que respeitem os hábitos alimentares dos escolares, promovendo a elaboração de pratos saudáveis, saborosos e bem apresentados. A competição premiará a dupla melhor pontuada com R$ 5.000,00, a segunda colocada com R$ 2.500,00 e a terceira com mil reais.
Além disso, o concurso reserva cinco mil reais para o nutricionista que orienta a merendeira vencedora, incentivando a promoção de uma alimentação saudável nas escolas da rede pública. Com a participação de mais nove duplas de merendeiras, a competição promete reunir o melhor da culinária regional em busca de pratos criativos e nutritivos.