MUNICIPIOS – MEC Lança Mapa de Experiências Inspiradoras para Educação Integral, Reunindo 738 Projetos de 25 Estados e Incentivando Práticas Inovadoras nas Escolas Públicas.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC), em colaboração com o grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu o webinário que apresentou o Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral. Essa iniciativa faz parte do programa Escola em Tempo Integral, uma estratégia que busca expandir a oferta de educação em tempo integral em todo o Brasil.

O Mapa, uma ferramenta interativa e acessível, reúne diversos relatos, vídeos, imagens e informações sobre a implementação da educação em tempo integral em secretarias e escolas públicas. Ele tem como objetivo inspirar gestores e educadores, permitindo que eles aprimore suas práticas por meio de exemplos concretos. Além disso, o Mapa oferece opções de filtragem, possibilitando que usuários busquem experiências por etapas de ensino, regiões e temas específicos, como diversidade, inclusão e práticas pedagógicas.

Durante a abertura do webinário, Raquel Franzim, coordenadora-geral do MEC, destacou a importância do Mapa como um recurso essencial para qualificar a oferta de educação em tempo integral e capacitar as equipes gestoras. Ao todo, foram selecionadas 738 experiências de 25 estados, abrangendo 15 capitais e 714 municípios. O Nordeste se destacou como a região com o maior número de redes participantes, seguido pelo Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. A seleção dessas experiências foi realizada por meio de um edital e uma nova edição deverá ser lançada em 2026.

O professor Levindo Diniz Carvalho, da UFMG, complementou que as experiências contidas no Mapa demonstram que ampliar o tempo escolar vai além de aumentar horas de atendimento; trata-se de construir vínculos, fortalecer autonomias e conectar escolas às suas comunidades. O evento também contou com a presença de representantes de redes de educação de localidades como Poções (BA), São João do Caiuá (PR) e do Amazonas, que compartilharam seus projetos aprovados no edital. A iniciativa reflete o compromisso do MEC com a formação integral e a melhoria da educação no país.

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