O Mapa, uma ferramenta interativa e acessível, reúne diversos relatos, vídeos, imagens e informações sobre a implementação da educação em tempo integral em secretarias e escolas públicas. Ele tem como objetivo inspirar gestores e educadores, permitindo que eles aprimore suas práticas por meio de exemplos concretos. Além disso, o Mapa oferece opções de filtragem, possibilitando que usuários busquem experiências por etapas de ensino, regiões e temas específicos, como diversidade, inclusão e práticas pedagógicas.
Durante a abertura do webinário, Raquel Franzim, coordenadora-geral do MEC, destacou a importância do Mapa como um recurso essencial para qualificar a oferta de educação em tempo integral e capacitar as equipes gestoras. Ao todo, foram selecionadas 738 experiências de 25 estados, abrangendo 15 capitais e 714 municípios. O Nordeste se destacou como a região com o maior número de redes participantes, seguido pelo Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. A seleção dessas experiências foi realizada por meio de um edital e uma nova edição deverá ser lançada em 2026.
O professor Levindo Diniz Carvalho, da UFMG, complementou que as experiências contidas no Mapa demonstram que ampliar o tempo escolar vai além de aumentar horas de atendimento; trata-se de construir vínculos, fortalecer autonomias e conectar escolas às suas comunidades. O evento também contou com a presença de representantes de redes de educação de localidades como Poções (BA), São João do Caiuá (PR) e do Amazonas, que compartilharam seus projetos aprovados no edital. A iniciativa reflete o compromisso do MEC com a formação integral e a melhoria da educação no país.









