MUNICIPIOS – Marcelo Beltrão Defende Educação como Instrumento Essencial para Transformação Social no Congresso dos Municípios Alagoanos.

No primeiro dia do Congresso dos Municípios Alagoanos, realizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, Marcelo Beltrão, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), proferiu uma palestra inaugural sobre a importância da educação como vetor de transformação social. Integrando o Eixo Educação da 13ª Feira dos Municípios, seu discurso chamou a atenção para a necessidade de converter dados estatísticos em práticas educacionais efetivas.

Intitulada “Avaliações externas (Inep/MEC) e internas municipais como instrumento de gestão e monitoramento contínuo da aprendizagem”, a palestra contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, e teve um auditório repleto de secretários e profissionais ligados à educação municipal. Desde o início, Beltrão enfatizou que a educação vai além de uma política pública comum; é a base que fundamenta e transforma todos os outros aspectos da sociedade.

Ele sublinhou que a educação pública é essencial para a redução das desigualdades sociais, proporcionando condições mais justas para todos no mercado de trabalho. “As avaliações são fundamentais para traçar o caminho que devemos seguir. Esperamos que este compartilhamento de experiências ajude a otimizar a gestão em nossos municípios”, destacou Beltrão.

A palestra foi também prestigiada pela ex-reitora da UFAL, Ana Deyse, reforçando a importância do evento, que discutiu temas relevantes para a prática educacional. Sheila Acioly, professora e técnica da Secretaria Municipal de Educação de Cajueiro, destacou que a participação ativa de sua equipe demonstra o comprometimento em implementar novos conhecimentos. Além disso, Maria José, secretária municipal de Educação de Cajueiro, ressaltou a relevância do congresso para estimular inovação e resolver dúvidas práticas.

O Congresso é uma iniciativa da AMA, em parceria com diversas instituições e com o patrocínio do Governo de Alagoas, promovendo um ambiente propício para o diálogo e a evolução das políticas educacionais em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo