Para ser imunizado, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Em casos de perda do cartão de vacinação, é possível solicitar a segunda via gratuitamente na própria UBS. O Ministério da Saúde ressalta que cidadãos de todas as idades podem ser vacinados gratuitamente em qualquer UBS do país.
A política de vacinação é conduzida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável por coordenar campanhas anuais de vacinação. O objetivo é lembrar os cidadãos da importância de manter a imunização atualizada, garantindo a proteção individual e coletiva.
O PNI oferece gratuitamente 49 imunobiológicos, incluindo 32 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. As vacinas rotineiramente oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) incluem BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada; Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre amarela; Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); DTP; Hepatite A; Varicela; Difteria e tétano adulto (dT); Meningocócica ACWY; HPV quadrivalente; dTpa; Influenza e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23).
O Ministério da Saúde promove três campanhas de vacinação ao ano, incluindo vacinação contra Influenza (gripe); Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade; e a vacinação contra a Covid-19, que ocorre ao longo de todo o ano.
Portanto, é fundamental que a população esteja ciente da importância da imunização e busque atualização da caderneta de vacinação, garantindo a proteção individual e coletiva contra diversas doenças. A vacinação gratuita em UBS de todo o país é uma oportunidade valiosa para proteger a saúde de todos, contribuindo para a redução da incidência de doenças evitáveis.