Através do Sistema BPC na Escola, as equipes poderão emitir e registrar o Questionário de Identificação de Barreiras, essencial para o acompanhamento contínuo dos beneficiários. Atualmente, mais de cinco mil municípios, representando 91,31% do total, já aderiram ao programa, mostrando a abrangência e a eficácia da iniciativa.
O processo é fundamental, pois a partir do preenchimento dos questionários, os técnicos do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) devem cadastrar os Planos de Acompanhamento dos Beneficiários no sistema, detalhando todas as ações realizadas com cada jovem. Isso contribui para a integração dos atendidos a diversos serviços socioassistenciais e outras políticas públicas, como educação e saúde.
Walace Freitas, coordenador de Projetos do Departamento de Benefícios Assistenciais, ressalta a importância de que gestores e equipes técnicas implementem estratégias inovadoras. O foco agora é nas visitas domiciliares para aplicar o questionário, priorizando novos beneficiários e aqueles cujos questionários estão incompletos.
O BPC na Escola, criado pela Portaria Interministerial nº 18/2007, visa garantir que crianças e adolescentes com deficiência tenham acesso e permanência na educação. Por meio da identificação de barreiras e do acompanhamento das famílias, o programa reforça a necessidade de políticas públicas integradas e eficazes. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Programa através dos números disponíveis.