A iniciativa, denominada Mais Água Alagoas, tem como objetivo principal garantir que as famílias tenham acesso à água de qualidade em quantidade suficiente para o consumo humano. As cisternas de placas terão capacidade para armazenar 16 mil litros de água e serão distribuídas de acordo com a demanda de cada município: 249 para Belo Monte, 90 para Piranhas, 270 para Campo Grande, 450 para Olho D’Água Grande e 495 para Palmeira dos Índios.
Durante a assinatura dos contratos, que ocorreu no estande da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) na 74ª Expoagro, o senador Fernando Farias marcou presença, reforçando a importância da parceria entre os governos estadual e federal para viabilizar o projeto. As entidades executoras responsáveis pela construção das cisternas foram definidas: Carpil, Aagra, COPPABACS e ITV.
A expectativa é de que as primeiras 500 cisternas sejam entregues até o primeiro trimestre de 2025. Vitor Pereira destacou a importância desse projeto para o estado de Alagoas, ressaltando que ele garante segurança hídrica e alimentar para os pequenos produtores da região. Para ele, o programa representa um marco histórico na gestão do governo Paulo Dantas.
A secretária Aline Rodrigues, da Seagri, também enfatizou a importância do investimento de mais de R$ 9 milhões para a construção das cisternas, que beneficiarão diretamente a agricultura familiar e os moradores do campo. Uma das beneficiárias do programa, Rafaela dos Santos, expressou sua gratidão ao governo pela oportunidade de ter acesso à água tratada em sua comunidade quilombola de Palmeira dos Índios.
Com o lançamento do Mais Água Alagoas, o governo estadual reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população do semiárido alagoano. O programa representa um avanço significativo na luta contra a escassez de água e na promoção da segurança alimentar nas comunidades rurais do estado.