MUNICIPIOS – Lançamento do Observatório da Primeira Infância de Alagoas reúne autoridades e destaca importância do desenvolvimento infantil no estado.



O gerente de Apoio Institucional da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pedro Ferro, marcou presença no lançamento do Espia – Observatório da Primeira Infância de Alagoas, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) em parceria com o Pacto Estadual pela Primeira Infância. A cerimônia, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 21, no auditório Jorge Assunção do TCE-AL, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o Presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edson Ferrari, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

O Espia – Observatório da Primeira Infância de Alagoas é uma ferramenta inovadora com o objetivo de coletar, compilar e analisar dados sobre o desenvolvimento infantil no estado. Dotado de um painel de indicadores, o observatório se destaca como um centro de pesquisa e análise, transformando informações em estratégias para reduzir desigualdades e orientar investimentos na primeira infância. Essa iniciativa se mostra fundamental para embasar tomadas de decisões tanto no âmbito público quanto privado, influenciando de forma positiva políticas e ações direcionadas ao desenvolvimento infantil.

O painel de indicadores da primeira infância, componente principal do Espia, foi projetado para monitorar o avanço das políticas públicas em Alagoas, concentrando-se em 11 indicadores nas áreas de saúde, educação e assistência social. Através desse acompanhamento, é possível identificar áreas de vulnerabilidade e direcionar esforços para garantir que todas as crianças do estado possam alcançar seu pleno potencial.

Com a presença de autoridades e representantes de entidades envolvidas com a primeira infância, o lançamento do Espia – Observatório da Primeira Infância de Alagoas foi um marco importante para o desenvolvimento da infância no estado, promovendo a discussão sobre a importância da coleta e análise de dados para a implementação de políticas públicas eficazes e impactantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo