As hepatites virais são inflamações hepáticas provocadas por vírus, sendo as mais prevalentes as do tipo A, B e C. Dados alarmantes indicam que milhões de brasileiros estão infectados com os vírus da hepatite B ou C sem terem conhecimento, o que eleva o risco de complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.
Dra. Maria Rosa Brandão Vilela de Castro, médica de família atuante em uma Unidade Básica de Saúde, destacou que a prevenção é a chave para o enfrentamento dessas doenças. “A maioria das hepatites pode ser prevenida por meio de vacinas e praticando cuidados simples, como o uso de preservativos nas relações sexuais e evitando o compartilhamento de objetos cortantes,” enfatizou.
As unidades de saúde oferecem testes rápidos e gratuitos para detecção das hepatites. O procedimento utilizando uma simples amostra de sangue proporciona resultados em poucos minutos. Em caso de um resultado positivo, o paciente é imediatamente direcionado para o tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a vacina contra a hepatite B, que faz parte do calendário de imunização desde a infância, está disponível gratuitamente no SUS. Adultos que ainda não completaram o esquema vacinal também podem se vacinar a qualquer momento. Para a hepatite A, a vacina é oferecida a crianças e a grupos específicos.
A recomendação é clara: procure uma unidade de saúde próxima e informe-se sobre a realização de testes rápidos e sobre como se vacinar contra as hepatites. A prevenção e o diagnóstico precoce são passos essenciais para a proteção da saúde da população.