Os interessados devem se cadastrar através do portal específico, onde encontrarão todas as orientações necessárias para a submissão. Esta iniciativa abrange não apenas Alagoas, mas também os estados do Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e 72 municípios do Rio Grande do Sul. Pode participar qualquer organização devidamente registrada como Pessoa Jurídica, independentemente de ser sem fins lucrativos, desde que seus projetos tenham sido aprovados e publicados em Diário Oficial.
É importante destacar que, para projetos submetidos via a Lei Rouanet, a publicação do PRONAC deve ter ocorrido até 7 de julho de 2025, já que propostas com datas posteriores não serão aceitas. Cada inscrito pode submeter até dois projetos, e a lista completa dos critérios de avaliação está disponível para consulta no edital.
Os resultados serão anunciados no dia 30 de setembro, com a previsão de que os recursos sejam disponibilizados entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2025. O gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas enfatiza que esta é uma oportunidade valiosa para que iniciativas transformadoras sejam implementadas nas comunidades.
Os projetos devem se alinhar a pelo menos um dos nove eixos temáticos do edital, que inclui a valorização da cultura local e a inclusão social. Há uma prioridade para propostas que se conectem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente nas áreas de educação, energia limpa e ação contra a mudança climática.
No último ano, o Grupo Equatorial já apoiou 28 iniciativas, com investimentos superiores a R$ 16 milhões, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural das comunidades. Para mais informações ou esclarecimentos, os proponentes podem entrar em contato pelo e-mail disponibilizado no edital.