MUNICIPIOS – Inscrições Abertas para o IV Encontro do Fórum Nacional de Consórcios Públicos Intermunicipais em Brasília: Debate sobre Lei e Parcerias Públicas.

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro do Fórum Nacional de Consórcios Públicos Intermunicipais, marcado para os dias 13 e 14 de novembro na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O evento, que se iniciará às 8h30, tem como público-alvo gestores e integrantes de consórcios públicos e visa debater melhorias na legislação atual que regulamenta essas parcerias.

Durante o encontro, a CNM promoverá um espaço dinâmico para discussões, troca de experiências e propostas que abordem o fortalecimento da Lei dos Consórcios Públicos. A abertura do evento contará com uma apresentação que destacará o papel fundamental dos consórcios na cooperação federativa e na autonomia municipal. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deverá ter um encontro exclusivo com presidentes de consórcios públicos, o que promete enriquecer as trocas.

Outra pauta central da programação será a modernização da Lei 11.107/2005, que regulamenta parcerias entre os entes federativos. Os participantes terão a oportunidade de analisar os projetos de lei em tramitação no Congresso que visam alterar a legislação atual, discutindo as inovações propostas e as consequências para a gestão associada de serviços públicos.

O evento também se concentrará na apresentação de cases de sucesso em Parcerias Público-Privadas (PPPs) realizadas por consórcios públicos, especialmente nas áreas de saneamento e iluminação pública.

Além disso, a captação de recursos internacionais será um tema relevante, onde especialistas discutirão as modalidades de financiamento que podem ser acessados por consórcios, permitindo o desenvolvimento de projetos maiores e mais robustos.

Por fim, o Fórum contará com mesas redondas abordando a captação de recursos e as oportunidades trazidas pela Reforma Tributária. A ocasião servirá para discutir a modernização da administração tributária, bem como o compartilhamento de tecnologias e uniformização de fiscalização.

O evento também reforça a importância da Gestão Climática e de Riscos em Municípios, através do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima), promovendo uma articulação entre os municípios para otimizar recursos e implementar programas sustentáveis.

Prefeitos, vereadores, e servidores de municípios interessados em consórcios públicos são convidados a se inscrever e participar a fim de potencializar as práticas adotadas em suas regiões.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo