Durante a oficina, ministrada pela equipe da Superintendência de Inclusão Produtiva da Seagri (Supip), houve um intercâmbio de conhecimentos e aprendizados sobre a execução do programa de cisternas no estado. A Secretária Aline Rodrigues enfatizou o compromisso da Seagri com os produtores familiares da região do semiárido alagoano, visando proporcionar maior acesso à água de qualidade para a população local.
Para o ano de 2025, está prevista a construção e implementação de 1554 cisternas de 16 mil litros de 1ª água nos municípios de Belo Monte, Piranhas, Campo Grande, Olho D’Água Grande e Palmeira dos Índios. Essa tecnologia social e de baixo custo será instalada ao lado das casas das famílias rurais, facilitando o acesso à água.
Diversas entidades, como a Associação dos Agricultores Alternativos (Aagra), a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), a Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes (Coopabacs) e o Instituto Terra Viva (ITV), estiveram presentes no evento. Estão previstas outras edições da oficina de cisternas ao longo do ano, visando garantir o acompanhamento e eficácia na instalação das cisternas.