MUNICIPIOS – II Encontro de Profissionais de Educação Física do SUS em Alagoas Foca em Saúde e Qualidade de Vida através da Atividade Física e Educação Inclusiva

No dia 1º de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) promoverá o II Encontro de Profissionais de Educação Física do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorrerá no Mega Auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, e está aberto a profissionais e estudantes da área que atuam em ações ligadas ao SUS nos 102 municípios do estado. As inscrições estão disponíveis online.

O encontro visa fortalecer o papel dos educadores físicos como agentes essenciais na promoção da saúde, com enfoque na importância da prática de atividades físicas e de estilos de vida saudáveis. A programação inclui uma palestra com a professora Jéssyka Barbosa, que abordará “Planejamento, Monitoramento e Avaliação como Ferramentas de Gestão Estratégica da Promoção da Atividade Física no SUS”. Em seguida, está prevista uma mesa-redonda com a professora Crystiane Toscano, discutindo “Intervenções de Atividade Física e Práticas Corporais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Além disso, o evento contará com uma Mostra de Experiências Exitosas e a realização de um Minicurso intitulado “Saúde Digital e Educação Física no SUS: Qualificando Registros no e-SUS/PEC”. Este minicurso será coordenado por profissionais como a professora Rafaella Nóbrega e a enfermeira Myrna Albuquerque, que têm experiência significativa na área.

Everton Carnaúba, um dos profissionais de Educação Física da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, ressalta a importância do encontro para a troca de experiências e a atualização profissional. Segundo ele, os educadores físicos têm um papel crucial na prevenção de doenças crônicas e na promoção da qualidade de vida dos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O evento se propõe, portanto, a alinhar conhecimentos e estratégias visando ampliar as ações em saúde e melhorar a qualidade de vida da população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo