MUNICIPIOS – “II Conferência Intermunicipal de Cultura em Coruripe discutirá Democracia e Direito à Cultura no dia 20 deste mês”

No dia 20 de outubro, a cidade de Coruripe sediará a II Conferência Intermunicipal de Cultura, um evento que tem como objetivo discutir o tema Democracia e Direito à Cultura. O encontro ocorrerá no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal Campus Coruripe) e terá duração das 8h às 17h.

De acordo com Alan Oliveira, chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura, a conferência é necessária para avaliar e implementar políticas culturais nos municípios. Ele ressalta que a conferência é uma convocação de acordo com a Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 45, de julho de 2023, e tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política de Cultura no município de Coruripe e região.

Além de Coruripe, participarão da conferência os municípios da região administrativa Tabuleiro do Sul, incluindo Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. A participação é aberta a qualquer cidadão maior de 16 anos, desde que estejam devidamente inscritos, garantindo a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

Durante a II Conferência Intermunicipal de Cultura, serão debatidos temas propostos a partir de seis eixos temáticos que abrangem questões como institucionalização, marcos legais, sistema nacional de cultura, democratização do acesso à cultura, identidade, patrimônio, diversidade cultural, economia criativa, direito às artes e linguagens digitais.

A programação do evento começa às 8h com o credenciamento dos participantes, seguido de uma apresentação cultural e um café da manhã. Às 10h, ocorrerá a abertura oficial da conferência, seguida da apresentação dos eixos temáticos. Durante a tarde, haverá tempo para discussões, homologação das propostas e escolha dos delegados à conferência estadual. No encerramento, serão apresentadas as moções finais.

A II Conferência Intermunicipal de Cultura representa uma oportunidade importante para discutir e propor diretrizes que contribuam para o fortalecimento da cultura na região de Coruripe. A participação da sociedade civil e do poder público é fundamental para garantir a diversidade de ideias e perspectivas, levando em consideração as necessidades e demandas da comunidade local.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo