A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta a importância dessas ações itinerantes, que permitem que pessoas impossibilitadas de se deslocar até as unidades fixas de coleta também possam realizar o gesto voluntário altruísta de doar sangue, contribuindo para salvar até quatro vidas. Além dos postos de coleta fixos localizados na capital e no interior, as coletas itinerantes ampliam as oportunidades de doação e sensibilizam a população sobre a importância desse ato solidário.
Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os voluntários devem ter idade entre 16 e 69 anos, pesar igual ou mais de 50 quilos e não ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos. Além disso, é fundamental comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos e não ter consumido bebidas alcoólicas. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing devem aguardar 12 meses para realizar a doação.
A doação de sangue é um ato de solidariedade e cidadania que pode salvar vidas. Participe você também e apoie essa causa nobre!