Além dessa ação itinerante, os postos fixos do Hemoal também estão em funcionamento. No interior, a Unidade Arapiraca no bairro Eldorado está aberta das 7h às 12h e das 13h às 17h, enquanto em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa atendem aos voluntários das 7h às 18h.
Para doar sangue, é necessário ter boa saúde, pesar igual ou mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais, portando documentos de identificação, conforme determinação do Ministério da Saúde.
É importante ressaltar que pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem doar sangue. Além disso, há um intervalo mínimo entre as doações: dois meses para homens e três meses para mulheres.
Candidatos à doação que tenham feito piercing, tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação estão temporariamente impedidos de doar por um período de 12 meses. Além disso, é necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
A supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, destaca a importância da doação de sangue e agradece a participação dos voluntários. A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, e o Hemoal conta com a colaboração da população para manter os estoques de sangue em níveis adequados. A doação de sangue é um ato que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.