Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. Já para se candidatar no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome), que pode salvar pessoas com Leucemia, é exigido também ter boa saúde e idade entre 18 e 35 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
As restrições para doações são baseadas em estudos científicos, como explicou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes. Os voluntários para doação de sangue não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já para doação de medula óssea, não podem ter histórico de câncer hematológico ou doenças autoimunes, como o Lúpus.
Além das ações itinerantes, o Hemoal possui postos fixos em Maceió e no interior do estado. Na capital, é possível doar sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea nas unidades do Trapiche e Via Expressa, de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Também há a unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h.
No interior, as doações de sangue e cadastramento para doação de medula óssea acontecem no Hemoal Arapiraca, de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Além disso, o Hemoal Coruripe funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h, para aqueles que desejam contribuir com essa causa tão importante para a saúde pública.