No evento de lançamento, o ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância da modernização das Guardas, especialmente após uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ampliou suas funções. O programa atenderá inicialmente cidades com mais de 100 guardas municipais, focando na cooperação entre a União e os municípios para combater a violência e fortalecer a proteção cidadã.
Mario Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública, elencou os quatro principais pilares do programa: qualificação do uso da força, diagnóstico nacional das Guardas, editais públicos para projetos de segurança municipal, e atenção à saúde mental dos profissionais. Tais ações prometem não apenas aprimorar a gestão das guardas, mas também promover um ambiente de trabalho mais saudável para os agentes.
As medidas incluem a doação de equipamentos de menor potencial ofensivo, como espargidores e coletes balísticos, além de treinamentos e cursos especializados. Ao todo, o programa almeja aprimorar o atendimento em segurança pública e oferecer suporte psicológico aos agentes, com a expectativa de fortalecer a governança e a eficácia das políticas de segurança em âmbito municipal. Com esses esforços, o governo federal busca transformar a percepção de segurança da população, conferindo às guardas um papel mais ativo e reconhecido em suas comunidades.