MUNICIPIOS – Governo federal lança edital de 30 milhões para Programa Cozinhas Solidárias em todo o Brasil, fortalecendo iniciativas populares no combate à fome.



O governo federal anunciou um investimento de 30 milhões de reais para apoiar iniciativas em todo o país no âmbito do Programa Cozinhas Solidárias. O programa, instituído pela Lei nº 14.628/2023, tem como objetivo fornecer apoio ao funcionamento das cozinhas solidárias, que são essenciais para garantir alimentação às populações mais vulneráveis.

No dia 5 de junho, foi lançado um edital dentro do Plano Brasil sem Fome, que contempla o segundo eixo do programa. Para esclarecer dúvidas e apresentar mais detalhes sobre o edital, foi realizada uma oficina online pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Durante a oficina, a diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas destacou a importância do reconhecimento do governo federal às iniciativas populares das cozinhas solidárias. A participação de mais de 200 pessoas na reunião virtual demonstra o interesse e a relevância do programa.

As cozinhas solidárias representam uma tecnologia social de combate à fome, oferecendo refeições gratuitas para aqueles que mais necessitam. O Programa Cozinhas Solidárias regulamenta o apoio do governo federal às entidades gestoras que executam essas iniciativas de forma direta ou indireta.

Com mais de 2 mil cozinhas solidárias em todo o Brasil, o programa visa complementar o suporte necessário para o desenvolvimento e a manutenção dessas iniciativas. As entidades gestoras têm até o dia 16 de junho para se cadastrarem no processo de seleção, que envolve análise de inscrições, concordância com as cozinhas e apresentação de plano de trabalho.

No final do processo, o resultado será divulgado pelo MDS, com a classificação das entidades habilitadas. O Programa Cozinhas Solidárias é uma importante rede de combate à fome e contribui significativamente para a segurança alimentar e nutricional das populações em vulnerabilidade social.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo