Anna Paula Feminella, secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância desses veículos para ampliar o acesso de todos à educação. Ela reforçou que a aquisição dos ônibus contribuirá para a promoção de direitos e a garantia de acessibilidade em todo o país. No Piauí, por exemplo, o investimento impactará diretamente a vida de pessoas como Dhara Marreiros, estudante do Centro de Educação de Jovens e Adultos, que destacou a importância da ação para sua autonomia e independência.
Além dos ônibus escolares, o programa inclui investimentos em salas de recursos multifuncionais em escolas públicas e na construção de centros especializados em reabilitação. O diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira, ressaltou que o Novo Viver sem Limite está transformando a realidade das pessoas com deficiência em diversas regiões do país.
O plano também contempla repasses para universidades em Pernambuco, visando ações de acessibilidade e inclusão, e está em processo de adesão por outros estados. Com um investimento previsto de R$ 6,5 bilhões, o programa promete intensificar os esforços do governo para tornar o Brasil um país mais inclusivo e garantir recursos permanentes para superar as desigualdades enfrentadas por pessoas com deficiência.