MUNICIPIOS – Governo de Alagoas adota práticas sustentáveis na agropecuária para redução de emissão de carbono e conservação ambiental.

O Governo de Alagoas está investindo em práticas sustentáveis na agropecuária, visando reduzir a emissão de carbono e promover a conservação ambiental no estado. O Plano ABC+ Alagoas foi elaborado com o intuito de resgatar até dois milhões de miligramas de carbono da atmosfera até 2030, contribuindo para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o plano busca estimular produtores e instituições a adotarem tecnologias sustentáveis nas atividades agropecuárias. Alagoas foi pioneira na região Norte e Nordeste ao publicar o Plano de Ação Estadual (PAE), demonstrando o comprometimento do estado em promover uma agricultura viável economicamente e sustentável ambientalmente.

Diversas metas foram estabelecidas no Plano ABC+, incluindo a ampliação de áreas com adoção de práticas para recuperação de pastagens degradadas, plantio direto em grãos e hortaliças, sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, entre outras. Essas estratégias visam diminuir a degradação do solo, melhorar a produtividade e mitigar a emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

O Plano ABC+ Alagoas representa um compromisso do estado em promover uma agricultura sustentável e adaptada às mudanças climáticas, com o apoio de entidades públicas, privadas e da sociedade civil. As metas estabelecidas visam impulsionar o desenvolvimento humano com sustentabilidade, garantindo uma produção agrícola de qualidade e respeitosa ao meio ambiente.

Sair da versão mobile