O kit, elaborado com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, é composto por uma série de materiais lúdicos e interativos, como jogos, quebra-cabeças e histórias. Esses materiais abordam temas importantes como direitos humanos, autocuidado e identificação de situações de risco, visando promover a conscientização e o empoderamento das crianças, adolescentes e profissionais que atuam na área de proteção infantil.
Desenvolvido por profissionais especializados, o kit complementa as ações do programa “Todo Dia é 18 de Maio”, iniciativa pioneira da Secdef que busca transformar a realidade das crianças e adolescentes alagoanos ao promover uma cultura de proteção e combate à violência sexual de forma abrangente em todo o estado.
A distribuição do material será direcionada para gestores municipais, técnicos de educação e assistência social, conselheiros tutelares e municipais de direitos, que serão capacitados para utilizar os materiais de acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes. A aplicação seguirá as orientações da 2ª Edição do Guia Prático Todo Dia é 18 de Maio, disponível no site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.
O kit da Trilha da Cidadania é uma ferramenta essencial para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes em Alagoas, contribuindo para a conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, a identificação de sinais de violência e a denúncia de casos. Além disso, o material irá auxiliar na articulação entre diferentes setores da sociedade, como escolas, conselhos tutelares e organizações da sociedade civil, reforçando a rede de proteção infantojuvenil no estado.