MUNICIPIOS – Gestores discutem projetos de saúde em reunião técnica no Sindicato dos Médicos, em Maceió

Na manhã desta segunda-feira (6), gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e dos municípios alagoanos se reuniram no Sindicato dos Médicos, localizado no bairro Trapiche, em Maceió, para a III Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2024. O encontro contou também com a presença de membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

Sob a liderança do secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, e do presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, diversos assuntos de extrema importância para a saúde pública foram discutidos. Um dos pontos abordados foi o credenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Santa Lúcia, em Maceió, além da aprovação do redesenho da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e do credenciamento de leitos de UTI Adulto e Pediátrica para o Hospital da Cidade, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

Durante o encontro, também foram debatidas questões relacionadas à habilitação de hospitais para realização de procedimentos cirúrgicos, como a laqueadura tubária, e a atualização do Plano de Ação Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Além disso, foi aprovado o credenciamento da Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (FUNBRASIL) como CER II – Modalidade Visual e Físico, e o Regimento Interno da Câmara Técnica de Humanização.

Para Igor Monteiro, a CIB é essencial para o diálogo entre os gestores, permitindo a discussão de políticas públicas de saúde. Ele ressaltou a importância do instrumento de gestão e articulação entre Estado e municípios para a promoção de um SUS mais eficiente e próximo da população.

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Alagoas atua na negociação entre os gestores estaduais e municipais de Saúde, regulamentando e operacionalizando políticas de saúde. Os participantes colaboram na pactuação, organização e funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em Redes de Atenção à Saúde.

Sair da versão mobile