MUNICIPIOS – Garantia-Safra 2024/2025: R$ 32 milhões injetados e 26 mil agricultores alagoanos beneficiados após perdas na safra devido a condições climáticas adversas.

Em um importante apoio à agricultura familiar em Alagoas, mais de 26 mil agricultores foram beneficiados pelo programa Garantia-Safra 2024/2025, que este ano injetou cerca de R$ 32 milhões na economia de 34 municípios. Este valor representa o segundo maior montante liberado na história do programa, superado apenas pela safra de 2011/2012, que enfrentou uma severa estiagem. Os pagamentos começaram em março, com parcelas individuais de R$ 1.200,00 para os agricultores de 31 municípios que participaram da iniciativa. A liberação do último lote, que beneficiou mais de 1.500 agricultores em Traipu, trouxe alívio a muitos que enfrentaram dificuldades devido a condições climáticas adversas.

O Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, destacou que o Governo de Alagoas investiu mais de R$ 4 milhões para garantir a adesão ao Fundo do Garantia-Safra. Este recurso se transforma em um impulso significativo para a economia local, à medida que os agricultores aplicam os valores recebidos em suas produções. Além do seguro, houve também a entrega de sementes de milho e feijão através do programa Planta Alagoas, permitindo que os agricultores realizassem seus plantios de forma adequada e no tempo certo.

Municípios que declararam perdas devido à estiagem ou chuvas em excesso, como Água Branca, Batalha e Traipu, receberam a assistência necessária. O Garantia-Safra, parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, está focado em apoiar agricultores diante de dificuldades climáticas, e aqueles com problemas no Número de Identificação Social (NIS) devem procurar a Rede CAF para regularizar sua situação.

Sair da versão mobile