Este encontro cultural entre Brasil e Portugal não se limita apenas à música. Durante os dias 23 a 25 de outubro, o Centro Histórico de Penedo será transformado em um espaço que celebra a rica gastronomia, literatura, artesanato e turismo, reforçando laços históricos entre os dois países. Para marcar a significativa relação de 200 anos de amizade e troca cultural, o embaixador português no Brasil, Luís Faro, será recebido em clima festivo ao som do fado, interpretado por Irina Costa e Ricardo Araújo, no espetáculo “Navegar é Preciso”, programado para as 18h.
O Circuito não só homenageia essa amizade, mas também oferece uma vitrine para artesãos do Programa Alagoas Feita à Mão, além de promover oportunidades para chefs, artistas e empreendedores locais, impulsionando assim o setor criativo e o comércio de Penedo.
Com o suporte de diversas secretarias de turismo e cultura, o evento é uma iniciativa do consulado português em Alagoas, com curadoria de profissionais locais, incluindo a renomada jornalista Nide Lins que assina a curadoria gastronômica, e a produção musical de Irina Costa e Thiago Amaral.
Durante a 16ª edição do Femupe, também será homenageado o genial músico alagoano Hermeto Pascoal, que receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O festival ainda traz uma programação diversificada com oficinas e conferências, incluindo uma com o professor David Cranmer, de Lisboa. O evento culminará com um show de Nando Cordel, no dia 25, prometendo um encerramento memorável. A realização é uma parceria entre a Ufal, a Prefeitura de Penedo e o Sesc Alagoas, com o objetivo de fortalecer a cultura local e celebrar a música em suas mais variadas formas.
