Após o ritual que mistura cultura popular e sincretismo religioso, o grupo do CRAS Senhor do Bonfim se apresentou para o público, demonstrando a importância da participação da comunidade nas festividades. Em seguida, o frevo tomou conta do Oiteiro, acompanhado pelos bonecos gigantes que animam os blocos de carnaval na cidade.
A celebração antecipa as festividades que ocorrem durante o período de carnaval, com uma série de prévias que culminam na Sexta-Feira de Carnaval, quando acontece o desfile de blocos, batucadas, orquestras e a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos. Os festejos também contaram com a presença da SECOM PMP, responsável por registrar o evento, e as fotos foram capturadas por Deywisson Duarte e Kamylla Feitosa.
Os festejos do Oiteiro ressaltam a importância da preservação da cultura afro-brasileira e da valorização das tradições quilombolas. Além disso, proporcionam um momento de celebração e integração entre os moradores da comunidade remanescente quilombola Senhor do Bonfim e os visitantes de Penedo, fortalecendo os laços culturais e a identidade local.
Portanto, a realização dos tradicionais festejos do Oiteiro demonstra a riqueza e diversidade da cultura afro-brasileira, bem como a importância de manter vivas as tradições e manifestações populares que marcam a história da comunidade remanescente quilombola Senhor do Bonfim.