Localizado no Empresarial Luiz Alfredo, na Avenida Ceci Cunha, o festival reunirá restaurantes da região que irão oferecer pratos preparados exclusivamente com macaxeira. O cardápio contará com receitas tradicionais, como caldinho de macaxeira, escondidinho e vaca atolada, além de pratos mais elaborados e gourmetizados.
Pães, bolos, tortas e pudins também farão parte do menu, utilizando a macaxeira como ingrediente principal. “Alguns restaurantes criaram pratos novos e outros estão levando os itens mais pedidos de seus estabelecimentos. Temos estabelecimentos que são referências em pratos com macaxeira e outros que estão inovando. Mas todos estão trabalhando com preço único dos produtos comercializados no local”, explica Susylane Ferreira, analista do Sebrae Alagoas.
Além dos restaurantes, o festival também contará com um estande da Rota da Cachaça, que é desenvolvida pela Instância de Governança do Agreste, em parceria com o Sebrae Alagoas e a Setur. O estande irá oferecer produtos de quatro cachaçarias e uma cervejaria da região. O artesanato também estará presente, sendo comercializado em um estande trabalhado em parceria com o Sebrae.
O I Festival Gastronômico da Macaxeira terá impactos positivos na economia, cultura e sociedade de Arapiraca. A expectativa é que o evento atraia turistas e beneficie micro e pequenas empresas dos setores hoteleiro, bares, restaurantes e comércio. Além disso, o festival promoverá a visibilidade dos produtores rurais de macaxeira, incentivando a produção e comercialização do produto.
O Sebrae Alagoas oferece apoio aos produtores rurais da cadeia por meio de consultorias gerenciais e tecnológicas, programas de capacitação, seminários e outros eventos em colaboração com instituições parceiras. Além disso, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) retomou as reuniões da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados, em que o Sebrae também participa, visando discutir ações estratégicas para fortalecer o setor da mandiocultura em Alagoas.