A competição foi dividida em modalidades e contemplou alunos do 3º ao 9º ano, representando escolas do Ensino Fundamental I e II. Ao todo, 59 alunos do Ensino Fundamental I e 26 do Ensino Fundamental II participaram do desafio, mostrando suas habilidades ortográficas em busca de medalhas e troféus.
O Projeto Soletrando foi implementado nas escolas municipais de Traipu em 2022, sendo idealizado por profissionais dedicados como Arlene Torres, Erlange Santos e James Rafael. O técnico em língua portuguesa e servidor da Educação traipuense, Arthur Oliveira, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos, ressaltando o apoio da gestão municipal no incentivo à educação.
A competição se estendeu ao longo de todo o dia, premiando nove alunos em diversas categorias. Nomes como Miguel Flores, Anita Manuela e Geissiele se destacaram, conquistando os primeiros lugares em suas respectivas séries. O Prefeito de Traipu, Lucas Santos, elogiou o projeto, destacando o valor da competição para os estudantes, que buscam ampliar vocabulário e compreender as palavras corretamente.
Além disso, o secretário de Educação de Traipu, Reginaldo Faria, juntamente com toda a equipe técnica da pasta, estiveram presentes para acompanhar de perto a competição. O clima de entusiasmo e aprendizado marcou a 3ª edição do Soletrando em Traipu, ressaltando a importância de iniciativas educacionais como essa para o desenvolvimento dos alunos.