Os gestores das escolas, sejam elas públicas ou privadas, devem acessar o Sistema Educacenso para preencher o formulário disponível. Entre os temas abordados pela pesquisa estão a possibilidade de suspensão ou interrupção das aulas devido a eventos climáticos, ações voltadas à educação ambiental, direitos humanos e relações étnico-raciais, funcionamento das escolas no período noturno e a questão da alimentação escolar.
Segundo informações do MEC e do Inep, a participação na pesquisa é de extrema importância para traçar um panorama mais abrangente da realidade das escolas em todo o país. Altair Soares, gerente especial de Informações e Estatística da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenador estadual do Censo em Alagoas, destaca a importância do preenchimento do formulário, que está disponível desde o dia 1º de outubro.
Para esclarecer dúvidas e fornecer mais informações sobre a pesquisa, o Inep enviou um comunicado com todos os detalhes necessários para os e-mails dos usuários cadastrados no Educacenso. A colaboração de todas as escolas é fundamental para que o levantamento seja eficaz e contribua para a melhoria da qualidade da educação no país. Portanto, é essencial que os gestores cumpram o prazo estabelecido e participem ativamente dessa iniciativa do MEC e do Inep.