Durante a reunião, os servidores municipais ligados ao tema discutiram a necessidade de ações conjuntas de prevenção, promoção e atenção à saúde dos alunos. Foi destacada a importância de alinhar as estratégias do mês de abril, que incluem a Semana da Saúde na Escola. Nessa semana, estão previstas atividades como vacinação, rodas de conversa e abordagem de temas como a primeira menstruação, gravidez na adolescência, diabetes e hipertensão.
A nutricionista e coordenadora de Alimentação da Secretaria de Saúde de Coruripe, Risoneide Vasconcelos, explicou a importância do encontro. Segundo ela, o objetivo é fortalecer as políticas públicas do Programa Saúde na Escola por meio de ações intersetoriais no cronograma da educação, visando à prevenção, promoção e cuidados com os estudantes do município. Ela ressaltou a importância do apoio de diversas pessoas para o sucesso do programa.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Dessa forma, a reunião foi fundamental para alinhar as estratégias e definir o cronograma das ações do Programa Saúde na Escola, garantindo assim que os estudantes da rede municipal de ensino sejam beneficiados com a realização das atividades previstas para o mês de abril. A integração e a atuação conjunta das secretarias municipais de Saúde e de Educação reforçam o compromisso com a saúde e o bem-estar dos alunos, promovendo ações que visam à melhoria da qualidade de vida e à promoção de hábitos saudáveis.